quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Filosofia de vida

Boas noites, povo sublime. Venho falar de um assunto, que muitas vezes nos passa ao lado, mas que é sempre algo que nos toca, dá conhecimento, pensamento e que de certa forma tem alguma razão.
Às vezes pensamos como a vida é complicada, aliás bem complicada, mas será assim a vida, ou seremos nós que às vezes damos demasiado valor a coisas simples, preocupamos demasiado com aquilo que não interessa? A nossa mentalidade é que é complicada, à medida que os anos vão passando e vamos interiorizando matérias, vamos pensando nelas, encadeando-as, esperar ou pensar demasiado... comparem a vossa vida de agora, com aquela que levavam aos 8 anos, com 8 anos eu queria era brincar com carrinhos, dar uns pontapés numa bola, jogar computador e estar nas tintas se já me chamaram para jantar ou não, complicado? Nós, humanos, nascemos com a característica da simplicidade, o complexo vai nos sendo adquirido ao longo dos anos, com necessidade? Recuso a aceitar que a complicação é necessária, às vezes a vida esfaqueia-nos pelas costas é verdade, mas porque havemos de ligar àquilo que nos magoa e prejudica, e não àquilo que nos beneficia e alegra?
Pensem na vida como um jogo, um jogo de Sims por exemplo, em que neste momento a vida é esta: acordar, comer, ir para as aulas, ir para casa, estar à tarde com os amigos, depois ir para casa jantar e dormir, complicado? Teóricamente não, práticamente sim, porque arranjamos sempre maneira de complicar a soma de 1 + 1. A rotina torna-se chata, então experimentamos outras coisas, ir sair a sítio diferentes, experiências diferentes, pode acontecer algo mau? Pode sempre, mas é sempre uma experiência que se ganha. Mais tarde conhecemos alguém especial, se arranjarmos uma relação, melhor, senão, é esquecer, é tudo uma questão de fases, e digo para alguns, por mais desilusões que possam ter, por mais desgostos, há sempre alguém por aí que tudo tem a ver com voçês, com quem tudo daria certo, esteja perto esteja longe. Mais tarde, depois de acabados os estudos a vida será: acordar, comer, ir para o trabalho, chegar a casa, jantar e dormir ou ir sair como se preferir, mais tarde somos despedidos, que é que pensamos? "Oh meu Deus! que vai ser da minha vida agora?", simples, adiciona-se esse último emprego ao currículo e procura-se outro emprego, demora-se muito tempo a encontrar e começam a surgir dificuldades? Simples, vai-se virar frangos para um restaurante onde há sempre trabalho, há espera que surga uma melhor oprtunidade. Por mais chatices que um acontecimento nos dê, tem sempre um lado positivo, é o lado que nos dá experiência e faz-nos crescer e pensar que temos sempre amigos a nosso lado e que nem o Mundo nem tão pouco a vida acaba aqui, complicado? Não, a vida não é complicada, a vida é apenas isto que citei aqui, nós é que arranjamos sempre maneira de a complicar e atrair os piores pensamentos.
Eu sei que isto na prática é difícil, está na consciência humana a complicação, mas no fundo,a vida é tão simples, e também tão agradável quanto o nascer do Sol nesta imagem...
Espero que este texto faça algumas pessoas pensarem... a vida é simples, e não há nada neste Mundo que mereça atenção para complicá-la, ou torná-la má ;)
Muitas vezes de nada vale o Mundo,
Muitas vezes mais vale virar as costas
E seguir caminho nisto a que chamamos vida...
Sempre soube que no fundo,
Não vale a pena ideias tortas
Daquelas que nos complicam o dia,
Mas sempre vivendo e nunca complicando,
O dia-a-dia que nos é atribuido
E eternamente pensando
Neste pequeno mundo que nos é possuído!
Facto maldoso,
De natureza ignorável,
Um assunto doloroso
Que não nos é amável...
Preferível nele não pensar
E apoiar no que é bom,
Naquilo que nos faz amar
E à vida nos dá um tom.
Não liguemos àquilo que não nos merece,
Àquilo que sempre nos estraga o humor
E a toda a hora nos entristece,
Apoiemo-nos apenas no amor
E naquilo que tudo dá e nada tira...
Aquilo a que chamo vida!

4 comentários:

Anónimo disse...

Com esta filosofia teoricamente recomendada, estás a um passo de encontrar aquilo a que se dá o nome de felicidade mano!
Obrigado por partilhares isto com o mundo mano!
É meio caminho andado para iluminar algumas vidas.

Como tu dizes, não é fácil aplicar esta filosofia na nossa vida...mas possivel é!

Anónimo disse...

oi amor realmnte o ke escreveste ta certo...nos e ke komplicamos a vida a vida e komo se dix e akilo ke fazemos dela :D neste momnto n posso dixxer k tou mal kom a vida basta me ter. te a meu lado :D...mas sim o que disses.te faz muito senTido mesmo...amo.te mtaoo

Tininha disse...

De facto zé as pessoas são bichinhos muito complicados, mas ainda existe um grupinho desses bichinhos que o que querem é viver e deixar viver, porque simplesmente são puras e sinceras. Somos uma minoria Zé :)

Mas essas pessoas que assim são, têm ou tiveram a sorte de nunca lhes bater à porta uma desgraça maior e por isso mesmo ainda vivem como que um conto de fadas. Uma mãe ou pai que falece, uma doença grave e mortal que nos aparece... tanta coisa que pode nos pode apodrecer esta ingenuidade e descomplicação!

Ziza's N.E.M. disse...

A minha opinião é esta, escreves demais para um facto k é bastante lógico e toda gente se qestiona! xP ms é vdd e também verifico pelo q reflicto e dado ao tema k escreves-te gostamos de complicar à medida do tempo k nós evoluímos cm seres humanos da nossa espécie, porque assim achamos certas garantias das kais qando eramos crianças não eram relevantes.