domingo, 3 de junho de 2007

Religião: um bem humanitário?

Bom, vou-vos falar hoje de um tema, talvez desinteressante para uns, importantes para outros, mas que é de facto relevante nos dias que correm. Será assim tão necessária a existência de algo neste Mundo que causa tantos conflitos, é de facto justificável viver a vida em função de uma crença que ninguém pode afirmar nem negar, e será também tão preciso isto no Mundo de hoje? Bem isso é algo que vou deixar do ponto de vista de cada um. Vou-vos apenas falar de coisas que não me podem negar.
Não sou religioso, não sou crente, não acredito em nada para além da morte, e que estamos por nossa conta, sem qualquer tipo de ser superior a olhar por nós, mas verdade seja dita, eu prezo e acho realmente bom o pensamento de que há alguém lá em cima a olhar por nós (embora não o apoie).
Mas o que é que leva certas pessoas, a fazer coisas como por exemplo, ir virgens para o casamento? Não me venham dizer que é por causa da religião, porque a religião não o proíbe nem diz que é pecado, nem a bíblia diz isso, apenas a igreja diz ser pecado, mas que fique bem explícito que Igreja e Religião são coisas completamente diferentes... aliás, Jesus teve filhos e não casou. Vou então tentar explicar a diferença entre religião e igreja, os crentes em alguma religião, tendem a acreditar também na igreja, talvez por ser um orgão religioso (mas se querem que vos diga, a igreja é um péssimo exemplo de religião), religião é algo em que as pessoas acreditam, apoiam e que querem viver a sua vida em função disso (ou pensam que vivem), e a igreja é o orgão que tem como função manter viva a religião, actuar em função dela (mas não tem cumprido os seus objectivos nem sequer respeitado os ideais da religião). A Igreja tem vindo a moldar a religião ao longo dos tempos, mas eu pergunto-vos: interessa o que Jesus disse ou interessa o que a igreja (que são pessoas como nós) diz? Está então de fora a hipótse de sexo antes do casamento, ou mesmo o casamento de um padre ser um pecado ou ser contra a religião.
Um primo meu (que o que diz apoio) é crente, acredita na religião, mas não acredita na igreja, eu se fosse crente também seria assim comigo.
A igreja é um péssimo orgão religioso, a bíblia diz que não se deve adorar santos nem adorar imagens, a igreja faz tudo menos isso, adora santos, e vive repleta de imagens (para além de que a igreja causou montes de conflitos ao longo da História), e sendo então a religião algo para proteger os fracos, não devia a igreja ser mais (muito mais) humanitária? A soma da decorção de uma igreja com as roupas do Papa dão para alimentar milhares de pessoas!
Jesus criou o Cristianismo dizendo que esta é a religião universal, que Jeová é o Deus universal (e não será também isso que os muçulmanos ou os budistas dizem d sua religião?), e devo dizer que com a divisão e variedade de religiões que temem em lutar entre sim, o Cristianismo é tudo menos universal! Cada crente pensa e diz que a sua religião é a que está certa (seja cristã ou muçulmana, etc), então, se uns têm razões para acreditar no cristianismo, outros no islâmismo, mas só uma pode estar certa, não será mais fácil pensar que todas estão erradas? Eu posso então pensar e/ou apoiar que o ateísmo é então, a "religião" universal que se espera, a solução para o fim dos conflitos e para uma vida e Mundo realmente livres, e a hipótse de união entre os povos de todo o Mundo, como uma única crença: a de que nenhuma religião actual está correcta! Mas deixo isso ao critério de cada um. =)

2 comentários:

Anónimo disse...

Modesto, calma com os argumentos amigo ! "Jesus teve filhos e n casou" ? N sou religiosa, mas ja sabes q um argumento n fundamentado pode destruir e desacreditar toda uma pesquisa ou, no teu caso... todo um desabafo ! Deduzo q te estejas a basear no "Código de Cristo - O Tumulo Perdido" p essa critica. Mas lembra.te que n ha maneira de se comparar ADN e admitir sem sombra de duvida de que aquele é Jesus de Nazaré ! E muito menos é mencionado que Jesus nao tenha sido casado... de facto é até sugerido um casamento entre Jesus e Maria Madalena no documentário. Re-vê o teu argumento... detestava ver todo o teu texto posto em causa por causa de uma frase !
Beijo, Sofia

Zecas disse...

Lol okok, talvez me tenha precipitado, não sei bem se casou ou não, sei que teve filhos, o que disse foi porque disseram-me que Jesus tve filhos, e se casou, creio ter sio antes disso, seja como for a religião não proíbe nem refere como pecado sexo antes do casamento, apenas a igreja o diz.