sexta-feira, 15 de junho de 2007

Fartíssimo!

Aqui estou eu novamente, e venho vos falar uma vez mais de uma das coisas que mais me intriga não só em Portugal, mas em muitas partes do Mundo (mas foi na nossa nação que vi o que me fez intrigar).
Venho por isso (pela segunda vez), falar um pouco de questões políticas, porque quer queiram quer não, é ela que nos governa e faz toda a diferença.
Estou farto de ver miséria, pobreza, o que quer que seja para onde vou, mas algo me fartou e me fez agarrar mais ainda às minhas convicções, na última semana no Algarve. Ia eu no autocarro, passando por um bairrozeco, aparentemente uma boa zona, classe média, quando não apenas eu, mas todo o autocarro observa prolongadamente atrás de uns caixotes do lixo, como que tentando esconder-se de olhares de terceiros, a pobreza/miséria mais extremista que se pode ver, uma pessoa completamente maltratada, dormindo atrás dos ditos caixotes, com uns sacos de plástico miseráveis ao lado, como que guardando os poucos bens que inda lhe restavam. Dormia em pleno dia, resguardado pela sombra de uma árvore, que lhe servia como tecto, num sítio que lhe servia como casa, que era a rua, e a almofada... eram seus braços. Todo o autocarro o olhou, já vi muitos casos de extrema pobreza, mas confesso que este foi o que mais me tocou, fazendo até por um instante virem-me pequenas lágrimas aos olhos, e fechá-los tentando conter a raiva momentâneamente extrema que senti por este regime de merda... não tenciono seguir uma carreira política, nem me considero um revolucionário, mas isto mais que qualquer outra coisa deu-me uma vontade enorme e naquele instante, deu-me mesmo para pensar em fazer alguma coisa realmente revolucionária, senti necessidade de relatar estes casos ao Mundo, relatar a verdade, nem que isso implicasse originar uma série de revoluções por esse Mundo fora, dê-me vida ou dê-me morte,... foi o que senti no instante, uma necessidade enorme de fazer alguma coisa para acabar com o sofrimento de toda esta gente, acabar com toda esta desigualdade, não consigo mais viver nisto, pensando que vivo no luxo quando posso imaginar na pele o que outras pessoas sentem. Não sou nenhum revolucionário, nem nunca serei, mas prometo que não morrerei sem que antes dê a minha parte por um Mundo melhor, não farei muito, mas o pouco que farei será pelo muito que está em falta.
Tal como disse a muita gente, cerca de 90% das pessoas têm uma ideia errada do que é o Comunismo, uns dizem ser partiha de bens, outros dizem ser igualdade salarial/horária, há quem diga que é uma espécie de abolição da hierarquia, e há ainda quem diga que é uma ditadura ou um autoritarismo... bom, começo a desistir de mudar a mentalidade das pessoas, as pessoas têm é apenas de pensar que quem está no poder, convêm-lhe manter a população na ignorância, pois isso permite-lhes manter o seu regime popular, e mais não direi, comentem!;)
Percorres o Mundo
E vens frustrado,
Encontras-te no fundo
De um regime armado.
Chegas a casa e tudo o que tens,
Lamentas tê-lo ganho imoralmente...
Mesmo sabendo que são os teus bens
E tendo-os conseguido legalmente,
Sabes que o ganhaste devido ao sofrimento...
Sofrimento dos desiguais
E dos fracos num Mundo tremendo.
Dizes não desejar mais,
E prometes algo fazer pela melhoria...
Corres cidades
Onde os grandes vivem na euforia,
Mas vês melhor
E reparas nas grandes desigualdades...
Não receias fazer pior
Pois pior é impossível.
Num Mundo prevísivel
Abres os teus olhos e vês miséria,
Mas abres o teu coração e vês amor.
Deixas para trás os amados
E segues de alma séria,
E encaras uma história de dor,
Ajudarás os que foram tramados.
Sabes que neste Mundo pouco farás,
Mas para alguns haverá muita diferença...
As lágrimas de cada um lerás
Enquanto lutas pela tua crença,
Esta é a tua ira
E não te vai parar homem nenhum,
Procuras o essencial no armário
E esta é a tua vida:
Lutar pelo bem comum,
Pequeno revolucionário!

4 comentários:

Anónimo disse...

é assim a mikeza k o capitalismo proporciona a alguns, e a pobreza k proporciona a mts, mas penso k nunca se deve desistir de lutar, e n vejo o pk de n kerer ser revolucionario, mas isto era como dizia uma mulher aki ha uns tempos, o povo portugues come e cala!!!
dalhe puto

Anónimo disse...

se queres ser bem sucedido na vida, entao trabalha mto e resolve todos os teus problemas para n virares um sem abrigo

Anónimo disse...

A sensibilidade é um dos bens mais preciosos q podias ter, modesto... mas o maior é a tua humildade p c o mundo e com os problemas dos outros ! Só lamento q sofras tanto por terceiros, pq reconheço o sentimnto de impotencia no q trata a ajudar quem precisa :S Ainda assim... elucidar outras pessoas, mesmo q atraves de um blog, p a pior forma de violencia q existe, a pobreza é já uma forma de combate !

Beijo, Sofia

Anónimo disse...

VIVA AO CAPITALISMO!!!

MOEDAS AO CHÃO E NOTAS A VOAR CARALHO!