sexta-feira, 27 de abril de 2007



Meus amigos, cada vez assistimos mais a casos de extrema pobreza e miséria, mas não pensemos que apenas existem nos países do terceiro mundo, em Portugal também os há!
Tal como Lenine ou Marx (não me recordo qual) preveu que no sistema capitalista iria notar-se a acumulação de capitais, mas acumulação nas classes mais ricas e poderosas, resultando no empubrecimento das mais baixas, e se há muitos ricos e muitos pobres dentro de um país capitalista, também há paises muito ricos e países muito pobres, num Mundo maioritáriamente capitalista.
Alguma vez um de voçês terá ficado em baixo, por não conseguirem comprar algo ou assim, devido à falta de dinheiro? Com certeza que sim, mas lembrem-se que foi este sistema que escolheram!
Resta aos comunistas de todo o Mundo limparem a imagem negra deixada por Estaline na ex-URSS (pois posso dizer-vos que o estalinismo nunca foi um objectivo do comunismo, nem pouco mais ou menos), mas para quem me venha falar do Estaline, eu falarei do Hitler; com o comunismo apenas se pretende maior igualdade entre a classe trabalhadora e patronal, evitando a exploração por parte deste.
Há 33 anos e 2 dias que Portugal se livrou do regime fascista de extrema direita (e para quem não sabe, o fascismo foi uma invenção da classe patronal, para abusar e humilhar a classe trabalhadora), e pode-se dizer que foi o tempo em que Portugal atingiu a maior diferença possível entre ricos e pobres, patrões e trabalhadores, em toda a sua história, os mortos de fome contaram-se aos milhares... Tenho também a dizer que os principais autores do 25 de Abril (conhecidos como Capitães de Abril), eram militares defensores de políticas de esquerda.
Vou usar como um exemplo um país que é recentemente comunista, a Venezuela, para vos mostrar os objectivos e eventuais consequências de um regime comunista.
Após a nacionalização de várias empresas, o governo de esquerda da Venezuela pôs gratuita (sendo assim um direito e não um privilégio) a educação (e facilitando também o acesso ao ensino superior) e a saúde, abrindo milhares de estabelecimentos de ensino e saúde. Abriu também vários estabelecimentos onde sem-abrigos podem comer e/ou dormir, tal como casas onde a comida é vendida com 40% de desconto durante todo o ano. Resta ainda dizer que depois disto tudo, o governo ainda aumentou em 400% o salário mínimo!
Às vítimas do capitalismo, dedico este poema, por um futo melhor, uma socidad mais justa:
Toca a acordar,
Olhemos o Mundo
E estudemos o que nos é proibido...
Não podemos voar
Pois no fundo,
A liberdade sempre fora um mito.
Caminhemos juntos
Nesta batalha,
Batalha de mundos
De ricos e pobres...
Mas aqueles a que falta uma malha,
Serão esses os mais fortes.
Lutemos por uma sociedade
Mais justa,
E com a arma da igualdade
Tiraremos dos pobres a multa.
Deste país e a cada cidade
Guiai-nos por esta revolução...
Pátria amada
É teu o meu coração.
Avante camarada!

15 comentários:

Anónimo disse...

SEU COMUNAAAAAAAAAAA

Anónimo disse...

hey Michels, fizste bem e teres postado isto no blog ;). respeito os teus ideais comunistas embora eu ñ apoie o comunismo sou mais capitalista mais de direira valorizo mais o poder do estado. é assi tu achas k o comunismo e mlhr..eu acho k o capitalismo e mlhr..mas prnt..sao opinioes. va fika bene keep trying;)

Anónimo disse...

luta plo k acreditas, so desta maneira morreras feliz e de coinsciencia trankiula, ja vimos k ka em portugal o capitalismo n resulta, ta na altura de mudar, e kiça mais tarde mudar o mundo ;P

Anónimo disse...

oi ze mt bem não conecia este teu lado comunista...cada vez k o tempo passa vou-te conhecendo cada vez mais i tb estas-me a surpreender cada vez + pela positiva é claro lol. So tenho mais uma coisa para te dizer: adoro-te lol. olha fica bem um bj i nunca te vou eskecer vais ca ficar do meu heart pa smp

Anónimo disse...

Comunista de merdaaaaa!! :P
Ass: borba XD

Anónimo disse...

acho bacano defenderes os teus idiais mesmo tu sendo uma pessoa q não podes ter razão de queixa , pq não és uma pessoa q viva na miséria nem perto disso!

acho q pessoas com vontade de mudar o pais quer de esquerda quer de direira são de louvar.

abraço meu camarada :P
[] da lhe zecas

ass: lyzit

Marco Maurício disse...

está muito bem escrito e isso tudo mas acho que a crise em que se vive actualmente é ficticia, apenas um mero problema que tentamos colocar por não haver dinheiro para comprar objectos de lazer, ou como muitos lhe chamam objectos de luxo.. comunismo é uma teoria plausivel, não uma ideia que se possa implementar numa sociedade, pois todos os grupos precisam de um chefe, todos precisamos de alguém superior porque senão houver esse superior não há controlo. podemos falar da falta de dinheiro para comprarmos aquela playstation ou tv que queriamos tanto como crise, mas prefiro isso a viver com medo de os meus bens serem do povo todo e um dia a minha casa poder ser invadida por estranhos sendo proclamada pelo governo. Não se queixem do capitalismo por não terem sucesso na vida!!

Tininha disse...

Dá-lhe! Che...ga a vara.

Anónimo disse...

mt bem sim senhor nao conhecia exe teu lado mas pronto as pessoas vao-se revelando ao logo do tempo adorei te conhecer és um apessoa 5*. bj liliana

Anónimo disse...

LOoOoOoOol, és sem duvida um gajo que vê a poesia de uma forma como muita gente não a vê.
E o que mais me irrita é quando tentamos transmtir essa proesa a alguem, e alguns chamam-nos de doidos, lol, ou algo do genero, porque não sentei o sentimento e o a vontade que se pode ter atravez da poesia.Atravez desta podemos contar algo veridico, algo falso, algo imaginario, podemos sonhar, podemos ir mais alem, so por umas simples palavras que nos saem do coraçao...
Bem primo, continua assim, porque sinceramente, podes ter futuro, loooool ;)

va fica bem

ABRAÇO...

Anónimo disse...

Modesto, o teu texto está repleto do mais puro comunismo que há, e já te disse a ti o que pensava dos teus, nossos ideais, cujas bases partilhamos mas no geral lamento discordar ! Ainda assim, fiquei admirada com o tipo de critica que recebeste do "flip"... É sempre tao mais facil fechar os olhos aos problemas do q aceita.los ! Dizer que esta crise n existe, é falacioso e idiota ! O capitalismo esta claramente a ser insuficiente no que trata ao solucionamento desta crise monetaria porque Portugal atravessa. Ignorar ou fingir q ela e enixistente é como negar o aquecimento global ou a 2a guerra mundial ! Sao realidades q apesar de muito pouco ou nada embelezadas precisam de ser nao so encaradas como resolvidas ! Parabens pela parte do encarar, modesto... agora ve se consegues cobrir a parte do resolver tambem.

Beijo, Sofia

Anónimo disse...

ola zeeeeeeeee :P
ai ai kuando é ke tiras a karta pa
tp n tive paxiencia pa ler tudo o ke eskrevest é mt lol
va bjx fffxxx da algarvia
*xuxana*

Anónimo disse...

Comento este pq pa' gosto bue da foto de Che Guevara ! Ideal demais , a recordar sempre !


Beijinho

Anónimo disse...

Comento este pq pa' gosto bue da foto de Che Guevara ! Ideal demais , a recordar sempre !


Beijinho

Anónimo disse...

Adorei o teu blog... Principalmente um dos poemas. Continua a escrever tens mt geito =)

Beijinho